Cotidiano, estética jornalística e noticiabilidade

Ementa

Estética e jornalismo: a racionalidade imbricada na estética jornalística e sua relação com os padrões culturais e ideológicos presentes na vida cotidiana. O dimensionamento da narrativa jornalística como um dos elementos estético-expressivos mais consistentes na sustentação da experiência cotidiana moderna. A construção cultural dos critérios de noticiabilidade em interface com as modificações históricas nos padrões estéticos e narrativos do jornalismo.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERGER, Peter, LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1974.
BOURDIEU, Pierre. Outline of a theory of practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
CHARAUDEAU, Patrick. El discurso de la información: la construcción del espejo social. Barcelona: Gedisa Editorial, 2003.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das letras, 1990.
FARO, José Salvador. À flor da pele: narrativas híbridas, cotidiano e comunicação. Revista Intexto. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v.02, n.25, 2011.
GALTUNG, Johan, RUGE, Mari Holmboe. The structure of foreign news. Journal of Internacional Peace Research, n.1, 1965.
GANS, Herbert J. Deciding what’s news: a study of CBS Evening News, NBC Nightly News, Newsweek and Time. Edição ampliada comemorativa de 25o. aniversário. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 2004.
GEERTZ, Clifford J. O Senso comum como um sistema cultural. In: GEERTZ, Clifford J., O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 9.ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007.
GITLIN, Todd. The whole world is watching: mass media in the making and unmaking of the New Left. Berkeley, Los Angeles e Londres: University of California Press, 2003.
GOMES, Wilson. Jornalismo, fatos e interesses: ensaios de teorias do jornalismo. Série Jornalismo a Rigor. v.1. Florianópolis: Insular, 2009.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: Introdução ao estudo da Filosofia e A filosofia de Benedetto Croce. Vol. 1, 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
HALL, Stuart. Culture, the media and the ideological effect. In: CURRAN, James, GUREVITCH, Michael, WOOLLACOTT, Janet (Orgs.). Mass media and society. Londres: Edward Arnold Editor e Open University Press, 1977.
HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
KOCH, Tom. The news as myth: fact and context in journalism. New York: Greenwood Press, 1990.
MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 2003.
MEDITSCH, Eduardo. Jornalismo e construção social do acontecimento. In: BENETTI, Marcia, FONSECA, Virginia Pradelina da Silveira (Orgs.). Jornalismo e acontecimento: mapeamentos críticos. Florianópolis: Insular, 2010.
MORETTI, Franco. O Século sério. Revista Novos Estudos. Cebrap, n. 65, 2003.
PEUCER, Tobias. Os relatos jornalísticos. Tradução de Paulo da Rocha Dias. Revista Comunicação & Sociedade. Universidade Metodista de São Paulo, n. 33, 2000.
SCHUDSON, Michael. Discovering the news: a social history of American newspapers. New York: Basic Books, 1978.
SCHUDSON, Michael. The sociology of news. New York e Londres: W.W. Norton & Company, 2003.
SCHWARZ, Roberto. Martinha versus Lucrécia: ensaios e entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SHOEMAKER, Pamela J. e REESE, Stephen D. Mediating the message: theories of influences of mass media content. 2. ed. White Plains (NY): Longman, 1996.
SHOEMAKER, Pamela. J. Hardwired for news: Using biological and cultural evolution to explain the surveillance function. Journal of Communication, n.46, 1996.
SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.
SOLEY, Lawrence C. The news shapers: the sources who explain the news. New York, Westport, Londres: Praeger Publishers, 1992.

Filmografia

ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO. Direção: Peter Cohen. Versátil Home Video, 1989. DVD (119 min). Título original: Undergångens arkitektur.
A PRIMEIRA PÁGINA. Direção: Billy Wilder. Universal Studios, 1974. DVD (105 min). Título original: The front page.