Internacional

Cooperação Internacional

O Mestrado em Comunicação da UFMS integra um projeto de Cooperação Internacional celebrado com o Laboratório de Audiovisual e Comunicação (LAICOM) da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), coordenado pela Prfª. Drª. Ruth Penha Alves Vianna (UFMS) e pelo Prof. Dr. Angel Rodriguez Bravo (UAB). A Cooperação promove o intercâmbio de professores, alunos e técnicos entre as duas instituições, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Em 2008, foi firmado o Projeto Cooperación científica entre España e Brasil para el desarrollo de un protocolo de control de calidad de los contenidos audiovisuales (QC). O projeto, avalizado pela Capes e pelo DGU (Espanha) sob protocolo de número 204/09, visa o desenvolvimento de pesquisa, intercâmbio de docentes, discentes, técnicos, realização de estágio pós-doutoral, missões de trabalho, entre outras atividades. Trata-se do Projeto Quality Communication.
Em 2010, foi celebrado o convênio de Cooperação Técnica e Científica e Interuniversitária entre a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB – Espanha) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Assinado pela reitora Célia Maria Oliveira (UFMS) e pela reitora da UAB, o convênio reforça a parceria no intercâmbio de professores, alunos e técnicos do curso de Jornalismo, na realização de missões de estudo, estágio pós-doutoral e doutorado sanduíche. Prevê também a participação conjunta de professores em cursos de pós-graduação em Comunicação Social/Jornalismo.
Por conta dessas parcerias, professores doutores e um doutorando da UAB já desenvolveram missão de estudos na UFMS e professores doutores da UFMS já realizaram missões de estudo na UAB. Em 2009 e 2010 foram realizadas, na UFMS, a I e II Jornadas Internacionais sobre Investigação e Desenvolvimento da Qualidade dos Conteúdos Audiovisuais Televisivos e do Jornalismo Brasil-Espanha e o I e II Cursos de Atualização Qualidade de Conteúdo da Comunicação Audiovisual e do Jornalismo, voltados aos profissionais dos meios de comunicação sul-mato-grossenses. Atualmente, dois professores da UFMS realizam pós-doutorado e um realiza doutorado na UAB.